Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Plinia cordifolia (D.Legrand) Sobral NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-05-2012

Criterio:

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

P. cordifolia é uma espécie encontrada em Santa Catarina e Paraná, com uma distribuição bastante restrita (EOO = 8.930,929 km²). É uma espécie rara, com cerca de 12 situações de ameaça. Uma das ameaças é a perda de habitat, que pode chegar a quase 60% em alguns Municípios. Entretanto, devido ao fato da espécie possuir mais de 10 situações de ameaça, ela é considerada como quase ameaçada de extinção (NT). Caso nenhuma medida de conservação seja tomada, a espécie pode ser considerada ameaçada em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Plinia cordifolia (D.Legrand) Sobral;

Família: Myrtaceae

Sinônimos:

  • > Myrciaria cordifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Plinia cordifolia é uma espécie rara (Souza, 2009).

Distribuição

Plinia cordifolia ocorre no Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Sobral et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​No município de Quatro Barras (PR), 60% da cobertura original da Mata Atlântica encontram-se desmatados (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre em unidades de conservação, como nos Parques Nacionais Saint-Hilaire/Lange (PR; Blum, 2006) e da Serra do Itajaí (SC; CNCFlora, 2011).

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerara Em Perigo (EN), segundo a lista oficial da Flora ameaçada de extinção doRio Grande do Sul (SEMA-RS, 2002), e rara, de acordo com a lista das espécies raras ou ameaçadas deextinção de Santa Catarina (Klein, 1990).

Referências

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOUZA, M.C. Estudos taxonômicos em Myrtaceae no Brasil: Revisão de Neomitranthes Kausel ex D.Legrand e contribuição ao conhecimento da diversidade e conservação de Plinia L. no Domínio Atlântico. Tese de doutorado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- KLEIN, R. M. Espécies raras ou ameaçadas de extinção do estado de Santa Catarina. IBGE, Diretoria de Geociências, 1990. 287 p.

- CHRISTOPHER THOMAS BLUM. A Floresta Ombrófila Densa na Serra da Prata, Parque Nacional Saint- Hilaire/Lange, PR ? Caracterização Florística, Fitossociológica e Ambiental de um Gradiente Altitudinal. Dissertação de Mestrado. Curitiba - PR: Universidade Federal do Paraná, 2006.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- SCHEER, M. B.; MOCOCHINSKI, A. Y. Florística Vascular da Floresta Ombrófila Densa Altomontana de Quatro Serras no Paraná. Biota Neotropica, v. 9, n. 2, 2009.

- SOUZA, M.C. Estudos taxonômicos em Myrtaceae no Brasil: Revisão de Neomitranthes Kausel ex D.Legrand e contribuição ao conhecimento da diversidade e conservação de Plinia L. no Domínio Atlântico. Tese de doutorado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- SOBRAL, M.; LUCAS, E.; LANDRUM, L.; SOARES-SILVA, L. Myrtaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M.; DA COSTA, D. P.; KAMINO, L. H. Y.; Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro - RJ: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, 2009.

Como citar

CNCFlora. Plinia cordifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Plinia cordifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 17:36:38